top of page

A relação entre o Burnout e a depressão

  • Foto do escritor: Giovana Sorza
    Giovana Sorza
  • 27 de mar. de 2023
  • 1 min de leitura


O termo "Burnout" é usado para descrever um estado de exaustão emocional, mental e física causada por um estresse crônico relacionado ao trabalho. Pessoas que sofrem de Burnout sentem-se esgotadas, desmotivadas e desinteressadas no trabalho e em outras áreas da vida.


Embora o Burnout não seja considerado um transtorno mental, está relacionado a problemas de saúde mental, como a depressão. Na verdade, a depressão é frequentemente vista como uma das consequências mais comuns do Burnout, especialmente quando o estresse prolongado não é gerenciado adequadamente.


O Burnout e a depressão tem sintomas semelhantes, como fadiga, baixa autoestima, alterações de humor e dificuldade em se concentrar. No entanto, enquanto o Burnout é um estado de esgotamento físico e emocional relacionado ao trabalho, a depressão é um transtorno de saúde mental que pode afetar pessoas em todas as áreas da vida.


Além disso, enquanto o Burnout é tratado com a mudança de hábitos de trabalho e gerenciamento do estresse, a depressão requer tratamento médico e psicológico mais intensivo, como terapia e medicamentos.


É importante lembrar que o Burnout e a depressão afetam qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou ocupação. Portanto, é fundamental que as pessoas aprendam a reconhecer os sintomas de esgotamento e busquem ajuda se estiverem lutando para lidar com o estresse relacionado ao trabalho. Além disso, a prevenção é fundamental, e estratégias de auto-cuidado, como a prática de exercícios físicos, relaxamento e gerenciamento do estresse, podem ser eficazes na prevenção do burnout e da depressão.

Comments


WhatsApp Logo_edited_edited.png
bottom of page