top of page

Dependência Emocional Saudável

  • Foto do escritor: Giovana Sorza
    Giovana Sorza
  • 7 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura


A ciência do relacionamento saudável

A dependência é uma das bases de um relacionamento maduro e saudável.

O cérebro humano associa o vínculo afetivo ao apoio e a segurança. Por isso, a presença da pessoa amada ajuda a promover a saúde emocional. A proximidade psicológica e o vínculo afetivo proporciona o fortalecimento do casal e do indivíduo.


É o que chamamos de Paradoxo da Dependência: à medida que os ambos se tornam

dependentes um do outro, mais independente e destemido eles ficam. O problema acontece quando um ou ambos falham ao demonstrar a segurança emocional.


Como desenvolvemos a dependência segura?

Muitos fatores influenciam na forma como nos relacionamos. Hoje a ciência entende que a forma como os adultos se relacionam tem como base o modelo que aprenderam sobre vínculo emocional durante a infância, aliado com as experiências que adquiriram durante a vida.

Isso quer dizer que a forma como você se relaciona pode ser muito próxima ou semelhante com o que aprendeu sobre o que é ter um vínculo emocional e como é se relacionar.

É claro que essas informações estão registradas em suas memórias afetivas e nem sempre são ativadas de forma consciente. Cada ser humano é único e para entender melhor a forma como você se relaciona é preciso que seja feita uma análise levando em consideração a sua história de vida, a sua percepção sobre o mundo, as pessoas e o modo como entra em contato com os seus sentimentos e emoções.

Cada indivíduo é um universo rico de possibilidades e particularidades.

Para o cérebro o vínculo emocional é uma das necessidades básicas de sobrevivência. A promoção da dependência é um mecanismo de inclusão e manutenção do grupo social, ou seja, a forma como cada indivíduo se relaciona sempre é um meio para o mesmo fim: sentir-se seguro, protegido emocionalmente, acolhido e apoiado.

Quanto mais um indivíduo é compreendido e aceito, maior tendência tem para abandonar as falsas defesas que empregou para enfrentar a vida, e para progredir num caminho construtivo. (ROGERS, Carl, 1985)

Ao estabelecer um relacionamento íntimo, seguro e maduro, contribui-se para o bem estar psicológico proporcionando também segurança em outras áreas da vida.


Comments


WhatsApp Logo_edited_edited.png
bottom of page