O que fazer quando não é possível superar?
- Giovana Sorza
- 12 de jan. de 2021
- 1 min de leitura

Nem tudo na vida é passível de superação. Engana-se quem pensa que passamos por traumas e tragédias sem deixar pedaços pelo caminho.
Existem algumas situações em nossa vida em que não é possível superar, apagar com a borracha ou virar a página. São vivências que nos marcam profundamente a ponto de ser parte de quem somos.
Quando perdemos alguém querido, terminamos um relacionamento significativo e encerramos um ciclo de forma abrupta é como se alguém tomasse de nós – a força – o chão que nos sustenta.
O primeiro movimento, acredito que seja de defesa, mesmo que uma defesa falha, é buscar meios para superar esse trauma. Fugir ou fingir que está tudo bem não te protege do sofrimento, ele apenas adia a dor por alguns segundos. Não é possível superar.
Você pode estar se perguntando agora, porque estou te falando isso se o que você busca é não sentir. Estou te dizendo tudo isso pois sei que não sentir não é uma opção.
O que podemos fazer quando não podemos superar e não há como controlar tantas emoções dolorosas?
Pouco a pouco é preciso se reconstruir e edificar uma vida significativa o suficiente para conviver com a perda. Lembrar dos bons momentos é um ótimo combustível para continuar.
O objetivo não é eliminar o sofrimento, mas sim viver uma vida que valha a pena ser vivida
Comments